21
May

Rinotraqueíte felina: o que é e o que fazer

por Gabi

No feriado de 1o. de Maio, eu e marido resolvemos adotar mais uma gatinha. Pegamos a hiper-fofa Penny Lane numa ong e levamos pra casa. Ela chegou super animada, os outros resmungaram um pouco mas depois a aceitaram e 2 dias depois já estavam todos se lambendo. Mas aí…

Penny antes de manifestar a rino, super animadinha

A pequena começou a espirrar, nariz entupido e muita secreção nos olhos. Como já sou esperta com gatos, na hora pensei “Rinotraqueíte!!” e saí correndo pro vet. Batata: era mesmo a porcaria da rino, e meus outros gatos também pegaram porque já estavam convivendo com a pequena. Agora está tudo bem, depois de 3 semanas de stress e antibioticos. Mas foram 3 semanas de sufoco! Então queria deixar umas dicas pra vocês, donos de gatos por aí afora. Tem uma epidemia de rino acontecendo em São Paulo, fiquem espertos porque a doença é séria e pode até matar se não for tratada.

Jack Black entupidinho, respirando de boca aberta :(

O que é: uma doença causada por vírus, semelhante a uma pneumonia. Começa como uma gripe, podendo “descer” pro pulmão e causar até a morte do gato.

Primeiros sinais: espirros, focinho escorrendo, secreção nos olhos.

Sinais de alerta: moleza, sono, falta de apetite, aftas na boca, dificuldade pra respirar.

O que fazer: levar no veterinário RÁPIDO pra entrar com antibiótico e colírio. Se tiver mais de um gato em casa, isole o gato doente assim que perceber os sinais. Corra mesmo, não demore, não arrisque.

Passa pra seres humanos? NÃO. A rinotraqueíte não é contagiosa pra seres humanos, nem pra crianças. Pode tratar sem medo de se contaminar.

Quanto tempo demora pra cuidar: o ciclo da doença é de cerca de dez dias. No fim, a secreção dos olhos fica mais sequinha e o gato espirra mais.

Tem que dar remédio e levar no veterinario: SIM! Não espere que vai se curar sozinha, tem que entrar com antibiótico específico. Veterinário neles!

Espero que tenha ajudado! Aqui tem mais infos técnicas. Gatinhos saudáveis, gente! :)

42 Responses to “Rinotraqueíte felina: o que é e o que fazer”

  1. Post mega importante! Que bom que seus gatinhos melhoraram, não tem coisa pior que gato doente: eles não demonstram dor, só ficam quietinhos e a gente não sabe o que fazer… =/

  2. Lidi Faria says:

    Gabi, obrigada pela dica. Vou ficar de olho lá em casa também. <3
    E que bom saber que seus filhotes estão melhores. E felicidades pra nova gatinha! :D

  3. luciana says:

    Tb estou com cinco dos meus nove gatos infectados pela rinotraqueite,peguei uma gatinha na rua a cerca de um mês,ela está desorientada devido a mals tratos e com essa doença,tenho tratado desde o innício e mantido em isolamento mas mesmo assim os outros foram contaminados.Vírus né?
    Por isso fiquem espertos e vacinem seus gatos pois a doença é altamente contagiosa.

  4. evandro says:

    Estou com uma gatinha q peguei na rua com esses sintomas:olhos lacrimejando e tosse, mas nao vejo ela salivando nem com ferida na boca, nos ultimos dias ela nao vem comendo direito. Gostaria de saber mais sobre o tratamento, se é muito caro, quanto tempo dura, eles fazem algum tipo de exame… será q existe algum tratamento alternativo? ouvi falar de Brionia C-8, vcs conhecem? será q funciona? obrigado.

  5. Andrea says:

    É, mas tem que ver em que veterinário vai levar. O da ONG que eu levei a minha gatinha Molécula deu uma superdosagem na gata do remédio que acabou com a imunidade dela e 2 meses depois ela morreu… Antes de aceitar o que o veterinário diz, devemos nos informar sobre o remédio e a dosagem, porque confiei cegamente nele e hoje estou sem a minha gatinha, que por sinal era muito parecida com a sua Penny, muito carinhosa e muito especial…

  6. Cris says:

    Acabei o tratamento de 10 dias da rino da minha gata, tbm adotada de uma ONG. Ainda estou com um pouco de medo, pois ela ainda espirra um pouco e tem uma leve secreção nas narinas. É normal ou devo tomar maiores precauções? Obrigada!

  7. Priscila says:

    Estou com 2 gatinhos cerca de 1 me^s e meio de vida. A veterinária receitou epitezan. O olhos estão com úlceras. Está horrível meu Deus. Esse é o segundo dia e parece que o tratamento não tá adiantando.

  8. Liara says:

    Oi gostaria de uma opinião sua!!! Estou com um filhote com rino, ele tem apenas 10 dias, será q posso dar remédio pra ele, ele tá tão fraquinho q acho q não vai resistir! Ele pegou da mãe, os outros filhote jã morreram e sobrou dois , um esta com os sintomas o outro não, mas acho q logo vai ficar tbm por que estavam dividindo a mesma mamadeira!!!! Se puder me ajudar agradeço! =(

  9. Marcia Barros says:

    Acho que tem uma questão muito séria aí. Meu gato está com rinotraqueite há quatro meses. Ele tinha acabado de ser vacinado (dois meses antes de contrair a doença). A veterinária está acompanhando desde o começo. Ele rejeitou comprimido, tomou antibiótico injetável, que ficaria fazendo efeito por quinze dias, mas no quinto já estava com todos os sintomas de volta. Agora usa antibiótico da Drogas Vet, com sabor, que coloca na patinha. Está no quarto tubo. Não sei mais o que fazer, acho que vou perder o Miu a qualquer momento. Até escrevi para a Pfizer que é fabricante da vacina. Não deram a mínima. Tenho uma outra gata, vacinada, que também pegou, mas em dez dias estava boa.

  10. Thomas says:

    Quanto que você gastou no tratamento dos seus gatinhos ?

    Por que a minha Rose está do mesmo geito , queria saber o preço que daria assim eu já levava mais ou menos a mesma quantia , Obrigado aguardando a resposta urgente !!

  11. Alyne says:

    Olá!!
    Gostaria de saber qual foi o antibiótico que sua gatinha tomou para combater a rinotraqueíte?
    Meu gato estava muito doente, com bastante febre e não estava comendo direito … Levei ao veterinário e ele apenas aplicou uma injeção, passou um comprimido chamado primociclin 50mg para o problema dele. O veterinário achava que era rinotraqueíte,mas não tinha certeza. Meu gato estava com muito mau hálito, pensei que fosse problema de garganta. Muito Obrigada!
    Alyne

  12. Beatris Ehlert says:

    Olha, o meu ficou dodói no sábado a noite e minha vet nãoa tende domingo. Me orientou a colocar AFRIN infantil (somente este pode) e dar Amoxicilina suspensão 2x ao dia por 10 dias, 2,5ml. Comprem uma seringa de injeção, pois fica mais fácil de dar na boca dos gatinhos. Mas pediu pra levar lá pra garantir né. Lá ele fez uma nebulização tb e já está melhor. O meu não teve secreção nos olhos, talvez por ser cego… sei lá.
    Falei da vacina, ela pediu pra não usar nada da Pfizer, nem vermífugo, ficou de me dizer pq quando eu for lá.
    Então fica a diga pra vcs.

    Espero ter ajudado vcs.

  13. rodrigo augusto says:

    muito boa postagem

  14. Rogerio says:

    Olá. Peguei uma gatinha mestiça(siamês) no dia 22/Jan, ela chegou sem sintomas, mas tem gatos na rua que estavam espirrando e não deu outra. Tá espirrando muito e com secreção. Só que tem uma diferença: come feito uma draga (só ração) bebe muita água e tem um fôlego invejável: quer brincar todo dia que eu chego do trabalho. Vou esperar até receber e levar no VET. Acredito ser só uma gripe pois o gato que tem na esquina tava muito gripado e já se curou (acho que sozinho). Agora, acho que contraí da gata que fica na minha varanda. Então muita vitamina C para os donos tb! Felinos unidos, jamais serão vencidos!

  15. juh says:

    é infelizmente munha gatinha acabou de falecer por causa da rinotraquite, quando percebi q ela estava doente foi para o vet para tratamento, mas nao teve jeito já estava com a imunidade muito baixa e perdi ela estou muito triste pois ela estava em isolamento e nem pude ver ela nesses ultimos dias

  16. paula ferreira de oliveira says:

    oi suas dicas foram muito importantes para eu identificar o que meu gato tinha , que não era só uma gripe ,vou leva- lo urgente ao vet ,

  17. noemi says:

    adotei uma gata, ela andava pelo hospital em que trabalho, ela estasva prenha e um ser imbecil chutou sua barriguina e ela perdeu todos os filhotes. No dia em que levei ao veterinario ela estava bem debilitada respirando pela boca e com mta secreção, administrei o antibiótico receitado Baytril,após 10 dias ela continua com secreçaõ saindo pela boca com odor fétido ela esta se alimentando bem, as as fezes estão normais mais continuo mto preocupada será que ela vai ficar boa?

  18. Bia says:

    Se é vírus que causa, pq que se usa antibiótico então? Pq o antibiótico mata é bactéria gram negativas e gram positivas e não Vírus.

  19. Olá! Minha gatinha, a Ísis está com gripe desde janeiro… Estou tratando com sinulox, dermacortem e afrim e só melhora durante o tratamento, quando para com os medicamentos volta tudo de novo…
    O bom é que ela é gorda, come pra caramba e os exames de sangue: fígado, rim… está tudo ótimo!!! Mas esta gripe que não passa me preocupa muito…
    Tenho mais 15 gatos além dela… Nenhum deles ficou gripado! Vou amanhã novamente no veterinário saber qual será o próximo passo!!!
    Qualquer novidade, tomara que boa, eu conto para vocês…
    Abraços!!!
    E saúde para nossos peludos e amados felinos!!!!!

  20. vera kamura says:

    obrigado, ajudou bastante.

  21. Regina says:

    Olá a todos,
    Como também tenho um gatinho com essa doença, andei procurando na internet e achei isso num fórum, um tratamento com homeopatia:

    “Deuziana
    Convidado
    Oi Ana, meu nome é Deuziana. Sou protetora, e já lidei com rinotraqueite e gripe felina. Há uns tres anos atráz, foi passado para as protetoras, por vet homeopático, a seguinte receita: Brionia C-8 globulos, é comprado em casas de homeopatia. O remédio é usado há anos por protetoras, eu uso há 3 anos para gripe, é ótimo, natural e não agride o estomago dos felinos. Brionia C-8 globulos. Para cada copo de água (copo de bar-americano), coloque 2 bolinhas e dissolva. Com uma seringa (sem a agulha é lógico), de +- 4 ml, de uma seringa, de hora em hora, no primeiro dia, e depois coloque na água de beber dos seu gatinhos. Mas tem que ser de hora em hora, pelo menos 12 horas seguidas. É muito trabalhoso, mas em casa, quando a turma começa a espirrar taco brionia na água de todo mundo. Tenho 30 gatos, e os espirros não passam de dois dias. Deixo eles beberem a água por uma ou duas semanas. Agora com o inverno, já comprei Brionia por precaução. Essa receita foi passada por um vet homeopático. Depois, se vc conseguir completar o tratamento, e curar completamente, vacine-os sem demora. Essa doença é grave, e os remédios são fortes, agredindo o estomago dos bichinhos. Todos protetores que conheço, usam Brionia C-8, em caso de filhotes com gripe, Bionia C-6. Tem que persistir no tratamento.
    Beijos espero notícias.
    03-05-2005 18:05:51″

  22. Olá, Gabi. Obrigado por elaborar o texto. Foi de extrema ajuda.

  23. marines says:

    Estou com 3 gatos com a doença. mais os outros 3 estão bem,estou dando antibiotico injetavel estou muito preocupada.gatos de rua vem em casa tbm

  24. Tenisa says:

    Olá, eu gostaria de saber qual o medicamento que vc deu para seus gatos para a rinotraqueíte. Estou dando amoxilina, eu acabei levando em dois vet, um indicou lisina e outro amoxlilina.

  25. Flávia says:

    Obrigada por sua postagem, li ontem pesquisando por gripe felina, levei no veterinário e a gatinha que adotamos está mesmo com rinotraqueíte, está tomando amoxilina, tomara que se recupere logo =)

  26. Jessica says:

    Olá gabi adorei sua página,e essa postagem!!! Depois que o gatinho toma o primeiro dia de remédio,começa a fazer efeito depois de quanto tempo,vc sabe? e em quanto tempo a gente sabe que o gatinho já está curado? e como eu leio a resposta aqui obrigada,beijosss.

  27. denise says:

    Deusiana,li sua postagem sobre a rinotraqueite,estou com dois filhotes de 31 dias com esses sintomas nos olhinhos,naum tenho condiçoes de levar em vet no momento,vou comprar o bioniaC-8,voce poderia me orientar melhor com o tratamento por favor?meu email denise.souza70@hotmail.com,se possivel me mande um telefone..obrigada

  28. Giselle says:

    Boa noite!
    Tb adotei uma gata há 3 semanas,há quase duas semanas ela foi diagnosticada com rinotraqueíte tb, a Veterinária receitou Cat-lysin 1g por dia e a pomada Epitezan, só que a minha gatinha está piorando, levarei ela amanhã de novo na Vet, mas estou muito triste, não gosto de vê-la espirrando tanto e com os olhos escorrendo.O que vc fez para a Penny melhorar?Obrigada.

  29. sandra sales torres says:

    ola tudo bem,estou preocupada com meu gatinho,esta com rino,esta em tratamento mas ta muito caidinho nao come so vive dormindo,triste,estou muito triste por ele.

  30. Tayná Martins says:

    Encontrei uma gatinha no meu telhado, e ela está com esses três sintomas .. Espirrando Muito, nariz entupido, e com os olhos cheio de pus .. E nao posso ficar com ela.. E também nao tenho condições pois ja tenho 3 bichinhos q me dão muito gasto. Queria saber que medicamento posso dar ? É URGENTE ELA É MUITO PEQUENA E NAO ESTA TOMANDO MUITO LEITE!!!

  31. Daniela says:

    Olá
    Achei uma gatinha com rinotraqueiti.
    Alguém pode me indicar uma injeção?Ela tá super mal

  32. Alison jean says:

    Minha gata ta com esses sintomas, e eu quero saber quanto, mais ou menos, fica o preço do tratamento, pois estou desempregado e sem muitas condições, estou desesperado pela saudade da minha gatinha, por favor me ajude

  33. josy says:

    Eu tenho 8 gatos um deles pegou essa doença rinotraqueíte, e levei ao vet e ja dei varios remédios desde antibióticos, a antiinflamatórios fora xaropes, e o gato ainda não esta bom, deu uma melhora mais ainda espirra e continua com o nariz congestionado, é o que mais me preocupa, outros tês pegaram mais usei logo os remédios do primeiro e eles estão bem só o miguel que continua, levarei ao vet denovo.

  34. cleide says:

    Que antibiótico a sua tomou, o diagnóstico da minha não está precisa, começou espirrando muito, depois passou a respirar com extrema dificuldade e soltar um catarro bem grudento com sangue, o olhinho esquerdo está bem ruim, vermelho e inchado e parece ter aftas ou ulcerações na boca, só se alimenta através de seringa com papinha. Pois bem, antes que pergunte eu levei sim a vet, fez um raiox que acusou uma manchinha no pulmão, comecou tomando bezetacil+azicox-2comp. Respondia bem a bezetacil, mas nao ao azicox entao tinha que voltar atomar bezetacil pporque os efeitos da injeção só duravam 2 dias, depois tinha que tomar demovo, como não podia tomar injeção pra sempre, a vet mudou o tratamento, dessa vez amoxilina+corticoide, não aconteceu nada, nenhum efeito.Eu comprei até um inalador pra ela, coitada mal consegue respirar e o olhinho ta muito ruim, o que vc usou?

  35. Arthur says:

    Alguém poderia me ajudar? Estou atirando para todos os lados! Meu gato Rhandu (5anos – 8kg), está com os seguintes sintomas desde o dia segunda (03/02), espirra muito, não consegue respirar pela boca (esta td. congestionado), olhos lacrimejando, focinho escorrendo. Pior: não come, nem bebe água, faz 3 dias. Ontem ele comeu ração pastosa (fiz um patê) goela abaixo, mas não bebe água. Ontem levei na veterinária, ele tomou um injeção de antibiótico (que faze efeito por 5 dias), foi receitado, colírio e soro nasal + levedura de cerveja. Foi verificado a temperatura, e até ontem, sem febre. O curioso é que no sábado levei o Rhandu para fazer um pequeno checkup e ele estava super bem, dois dias depois, começou a apresentar esses sintomas. Como a Rinotraqueíte é causada por vírus, acredito que ele possa ter pego no Hospital Veterinário, onde teve a consulta no sábado. Tenho mais duas gatas em casa e a veterinária não me falou nada qto. a isolá-los, a única coisa que disse, é que devido ele ser obeso, não pode ficar de forma alguma sem comer, pois se a gordura for para o fígado, pode se tornar um quadro hepático irreversível. Quem puder me ajudar com sugestões, agradeço, pq. tenho meus gatos a 5 anos eles nunca tiveram problemas de saúde, bem, pelo menos, fazia tempo. Ah, detalhe, o Rhandu é cego, devido um erro médico de super dosagem de de antibiótico que ocorreu ha 3 anos.

  36. Selma Davies says:

    São todos os sintomas de rinotraqueíte. Tenho irmãs protetoras que lidam sempre com essa doença e com sucesso. Comprar Brionia-8 glóbulos(remédio homeopático) dissolver em 1 copo pequeno de água e dar, de hora em hora, 3ml com a ajuda de uma seringa, durante uns 2 dias. Depois seguir dando a mesma medida mas com espaço maior de tempo(2/2 hs, depois 3/3hs), até observar alguma melhora. Nas narinas pode ser colocado Sorine umas 3 vezes ao dia e também dar Bisolvon pediátrico para limpar os pulmões dele. A rinotraqueíte é consequência de baixa imunidade. Dar SUCO PURO de beterraba(uns 3ml, 3 vezes ao dia)durante um mês. O suco de beterraba reforça o sitema imunológico rapidamente, além de cessar os espirros contínuos. O animal não come nada porque a boca e a língua ficam cheias de úlceras e provocam muita dor quando comem alguma coisa. Dê, além da beterraba, água de coco (alimenta e hidrata), faça mingau de farinha de aveia e sopinhas (pode ser essas de bebê). Dê qualquer alimento mas SEM SAL(por causa das feridas na boca). NÂO O DEIXE SEM SE ALIMENTAR.Use seringa descartável para alimentá-lo. Pode usar também o CLORETO DE MAGNÉSIO (quando ele melhorar) para aumentar a imunidade dele. Comprar na farmácia, dissolver as 33g em 1 litro e meio de água, colocar em um litro escuro e guardar na geladeira. Dar 3ml 2x/dia durante uns meses. O Magnésio também reforça o sistema imunológico. Limpe os olhinhos dele com água boricada. Se for possível use o colírio veterinário Simões (uso veterinário)ou outro indicado por veterinário. Qualquer dúvida, entre em contato comigo pelo e-mail selmadavies@hotmail.com Que DEUS ajude seu Rhandu.

  37. Selma Davies says:

    Voltei aqui para passar a quantidade de glóbulos de Brionia CH-8 que não informei. (na 3ª linha do comentário acima).Colocar 3 (três) glóbulos (NÃO PODE ENCOSTAR A MÃO NOS GLÓBULOS)num copo de água (desses copos de plástico de l90ml) Dissolver os glóbulos e dar uns 2ml da seringa ao gato. Seguir conforme explicado acima. Aguarde, vou passar todo o tratamento feito e que salvou 50 gatos que tiveram rinotraqueíte todos na mesma semana.Ficaram prostrados. MAS TODOS ESTÃO SALVOS COM ESSE TRATAMENTO!!!

  38. Selma Davies says:

    RINOTRAQUEÍTE FELINA – TRATAMENTO QUE SALVOU 50 GATOS QUE MANIFESTARAM ESSA DOENÇA, TODOS DE UMA VEZ, A MAIORIA COM TODOS OS SINTOMAS (FEBRE,FERIDAS NA BOCA, ESPIRRANDO MUITO, OLHOS LACRIMEJANDO, FALTA DE APETITE, DIFICULDADE PARA RESPIRAR, NARIZ ESCORRENDO E TODO O RESTO).UMA TRISTEZA SÓ!
    Tratamento: É um tratamento desgastante mas, se você ama seu bichinho, vale a pena o sacrifício.VAI SALVÁ-LO.
    1) BRIONIA CH-8 (explicação acima de como proceder). É importantíssimo dar a Brionia para fortalecer o sistema imunológico, mesmo depois da cura dessa doença. (farmácia homeopática)
    2) ACETILCISTEÍNA PEDIÁTRICO (20mg)-xarope: dar 1ML (um ml) (use seringa tipo descartável) DUAS VEZES AO DIA (MANHÃ E NOITE) DURANTE 10 DIAS. Abre as vias respiratórias e o gato passa a respirar melhor. Cura a tosse, é expectorante, limpa os pulmões, evitando doenças pulmonares mais tarde.
    3) AZITROMICINA 600mg SUSPENSÃO (é antibiótico): dar 1/2 ml (meio ml)
    UMA VEZ AO DIA (24/24hs) DURANTE 7 (SETE) DIAS.
    4) PRELONE 3mg SOLUÇÃO ORAL: Dar 1/2 ml (meio ml) UMA VEZ AO DIA 24/24hs)DURANTE 7 (SETE) DIAS.
    ATENÇÃO: PODE DAR A AZITROMICINA E O PRELONE JUNTOS, NA MESMA SERINGA.
    1/2 ml DE AZITROMICINA + 1/2 ml DE PRELONE = lml de seringa,UMA VEZ AO DIA.
    5) HEPVET 30g (antigo HEPATOVET – uso veterinário): dar 1/2 COMPRIMIDO
    UMA VEZ AO DIA DURANTE 30 DIAS. Para proteção do fígado. Contém vitaminas e nutrientes. Deve ser dado ao gato que está tomando muitos remédios para proteger o fígado de intoxicação medicamentosa.
    6) CLORIDRATO DE RANITIDINA l50mg XAROPE: dar 1/2 ml UMA VEZ AO DIA (PELA MANHÃ, EM JEJUM) DURANTE O TRATAMENTO COM O ANTIBIÓTICO PARA PROTEGER O ESTÔMAGO DO BICHINHO. Evita a azia e feridas no estômago, causadas pelos remédios.
    7) SE O GATO ESTIVER VOMITANDO TUDO, NÃO PARANDO NADA EM SEU ESTÔMAGO, DAR
    DIGESPRID PEDIÁTRICO (GOTAS) : dar UMA GOTA PARA CADA QUILO DE PESO DO GATO, DUAS VEZES AO DIA, ATÉ CESSAR OS VÔMITOS. SÓ ENTÃO COMEÇAR O TRATAMENTO.
    8) PARA AS FERIDAS NA BOCA E LÍNGUA USAR NISTATINA SUSPENSÃO ORAL – dar UM ml da seringa 3 VEZES AO DIA. Enquanto o gato estiver com essas feridas na boca ele rejeita qualquer alimento ou remédio porque sente dor. Essa NISTATINA é a mesma que se usa na boca de bebês recém-nascidos para tratar os “sapinhos”. Aplica SEMPRE DEPOIS DE ALIMENTADO OU MEDICADO, para ficar o maior tempo possível em contato com a boca e língua, pois melhora a dor. Usar até as feridas desaparecerem (uns 5 ou 6 dias).
    LIMPE OS OLHINHOS DELE COM ÁGUA BORICADA e, se estiverem muito inflamados, usar o Colírio Veterinário Simões ou pomada oftálmica de Terramicina.
    NÃO deixem de alimentar seu gato e, se ele vomitar tudo, dê o DIGESPRID.
    Dar o suco PURO DE BETERRABA (feito na hora, não guarde o restinho pra daqui a pouco porque perde todos os nutrientes). Dar água de coco (alimenta e hidrata), mingau de farinha de aveia bem batido, sem açúcar, fígado de frango, cozido, misturado com uma gema de ovo, Danoninho (gato gosta), sopinha de bebê (do potinho ou feita em casa) mas NÃO DAR NADA COM SAL, pois vai arder as feridas de sua boca e ele não vai querer comer mais. Passe esses alimentos na peneira ou bata no liquidificador para poder dar a ele na seringa. Para os medicamentos, utilise essas seringas de insulina que são bem fininhas e o gato aceita melhor. PRESTAR BASTANTE ATENÇÃO NA DOSAGEM DOS MEDICAMENTOS PARA NÃO ERRAR. MINISTRAR OS REMÉDIO NA DOSE CERTA, NOS HORÁRIOS CERTOS E RESPEITAR A DURAÇÃO DO TRATAMENTO. FAÇA UMA TABELA COM A DOSAGEM E HORÁRIO DE CADA MEDICAMENTO E COLOQUE BEM À VISTA PARA FAZER TUDO CERTO. SE SEGUIREM RIGOROSAMENTE ESSE TRATAMENTO, GATO NENHUM IRÁ A ÓBITO POR CAUSA DESSA DOENÇA. Qualquer dúvida, meu e-mail é selmadavies@hotmail.com. Tudo vai dar certo, DEUS quer.Abraços.

  39. Selma Davies says:

    Olá, ARTHUR (do Rhandu).Com relação às dosagens passadas aí em cima, como seu gato pesa 8 quilos, deve dobrar as doses (essas que foram informadas seriam para animais com peso bem abaixo – uns 3,5 a 4 quilos, em média. A NISTATINA, pode ser 1ml mesmo. UMA OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE: NÃO PODE DAR ACETILCISTEÍNA JUNTO COM O ANTIBIÓTICO. DÊ SEMPRE UM INTERVALO DE DUAS HORAS ENTRE UM E OUTRO. QUALQUER ANTIBIÓTICO JAMAIS PODE SER DADO JUNTO COM FERRO, CÁLCIO E VITAMINAS.ISSO É VÁLIDO TANTO PARA ANIMAIS COMO PARA SERES HUMANOS. ANOTE ISTO.
    Quero reforçar aqui sobre o uso de suco(PURO)de beterraba: quando o gato começar a espirrar, dar uns 3ml ou mais( se ele aceitar, melhor) desse suco e, em menos de 5 minutos, ele não vai mais espirrar! Isso está mais do que comprovado que DÁ CERTO. E, melhor ainda, a beterraba é excelente para aumentar a resistência do organismo às doenças infecciosas. Não esquecer de continuar dando a Brionia CH-8 durante uns meses, principalmente quando está chegando o inverno, quando o frio aumenta a incidência de casos de problemas respiratórios, em animais e seres humanos. Eu acho que o Rhandu está muito obeso e deveria comer uma ração para gatos castrados, que é menos calórica que as comuns, pois um gato com esse peso, 8 quilos (ele deve ser lindinho!) fica com o coração muito comprometido pelo excesso de gordura. Qualquer dúvida, contacte-me. Abraço.

  40. lukas bhak says:

    Muito grato, adotei uma e persebi que ta com os meemos sintomas , bem correndo para o veterinário …muito obrigado

  41. Selma Davies says:

    # RINOTRAQUEÍTE > Voltei para repassar um outro remédio natural para melhorar a imunidade de qualquer animal e, principalmente de gatos com rinotraqueíte. EQINÁCEA (ou ECHINACEA). Este remédio é preparado em Farmácia de manipulação (em 24 hs). Como usar: em um pote (desses de sorvete) colocar l litro e meio de água limpa. Colocar 3 glóbulos de BRIONIA CH-8 (não encostar as mãos nos glóbulos), DISSOLVER MUITO BEM e acrescentar 4 gotas de EQUINÁCEA. Deixar SOMENTE essa solução para todos os gatos beberem durante o dia. NÃO PODE DEIXAR ESSA SOLUÇÃO PARA O DIA SEGUINTE. Deve ser preparada todos os dias. Dar essa solução durante 2 meses e parar durante 1 mês. Voltar a dar novamente durante 2 meses e parar. Depois, passar a dar somente 1 vez na semana. Esse tratamento deverá ser feito principalmente antes de começar o inverno, que é quando a incidência de problemas respiratórios aumenta. Deve ser dado também para os cães para fortalecer o sistema imunológico deles, o que diminui muito a queda dos pelos desses animais (cães e gatos). Qualquer contato: selmadavies@hotmail.com

Leave a Reply